



No fim-de-semana passado resolvi fazer uma pequena viagem-aventura para o Parque nacional do Itatiaia, desta vez por uma rota diferente. Partindo de Jundiaí rumo ao sul de Minas Gerais, até São Lourenço e Itamonte. A partir daí, até o parque nacional.
Calculei a rota pelo Googlemaps e saí no Sábado 13/11/08 às 5AM.
Fui por Várzea Paulista até perto de Atibaia, rumo a Cambuí pela Rodovia Fernão Dias.
Em Cambuí, eu parei numa padaria no centro para um pão com manteiga e café. Lá obtive mais informações sobre caminhos alternativos e resolvi mudar a rota para passar por Gonçalves. Era uma estradinha de Cambuí até Gonçalves, passando por morros e mais morros, estrada de terra, com uma vista muito bonita do ponto mais alto olhando de volta para Cambuí. A parte de CAmbuí até Gonçalves não aparece no Google, mas eu peguei a estrada para Córrego do Bom Jesus, com placas para Gonçalves, seguindo pelo asfalto. Um pouco mais a frente, quando acaba o asfalto, há uma bifurcação em terra: a via da direita é a que devemos pegar e começar a subida do morro.

Continuando a descida, do outro lado, passei pelo Distrito dos Costas e alcancei Gonçalvez. Lá, parei de novo para fotos e um café. Havia também umas lojinhas de artesanato para visitar.
Segui para Maria da Fé, Cristina e Paraisópolis, passando por Itajubá, subindo até São Lourenço onde parei para almoçar.
De São Lourenço segui para Itamonte e finalmente para o Parque Nacional do Itatiaia.
Infelizmente cheguei ao parque após as 14:30 e já não era permitida a entrada. Mesmo assim foi ótimo ter subido aquela estradinha desde a garganta do Registro até a guarita do parque. Estava nublado e com garoa. A estrada de pedra estava muito ruim, mas a Discovery mostrou para quê foi criada, subiu tranquila, na reduzida, devagar em alguns trechos, sem problemas.
Voltando do parque parei para um café no Alsene e tive a triste surpresa de ver o Alsene mudado para pior, caído mesmo, feio. Resolvi descer para a Pousada dos Lobos onde encontrei o contrário. Uma pousada linda, mudada para melhor, com a Dna Olímpia super prestativa e também seu filho Luiz Cláudio e Míriam muito educados e gentis. A pousada tem chalés novos e super aconchegantes; a área verde está linda e tem a sauna também. O jantar, incluído na diária, foi Truta, deliciosa.
Conheci o casal Paulo e Helena, os outros únicos hópedes da Pousada. Conhecem muito sobre a região e principalmente sobre o parque, sendo frequentadores do local desde a década de 70. Conversamos muito sobre escaladas famosas e alpinistas brasileiros e estrangeiros. Eles conhecem muito do assunto, muito mesmo. Foram uma companhia incrível e muito agradável.
A noite foi super tranquila e o café-da-manhã muito gostoso por conta também dos pães de queijo da Dona Olímpia.
Despedi-me de Paulo e Helena e rumei para São Paulo, desta vez pela Dutra e D. Pedro. Mas antes passei por Itatiaia para deixar o Luiz Cláudio e Míriam. Quando fechei a porta do porta-malas da Discovery, após retirar a bagagem do Luiz Cláudio, a tampinha da porca do estepe caiu no chão com o bater da porta, foi aí que notei que um dos três parafusos que sustentam o estepe estava faltando! Não podia ser por causa das estradas de terra que eu peguei. Deduzi que haviam tentado roubar a roda estepe durante a noite! Lá na pousada! "Como pode??" pensei. A quase dois mil metros de altura, num lugar sem iluminação, de difícil acesso, longe de tudo. Mas foi isso o que aconteceu. Não bastasse a tentativa, o gatuno quebrou o parafuso do suporte tentando tirar a porca. Depois notou que a próxima porca tinha um segredo (a Land Rover põe a terceira porca do estepe, e uma por roda, com um segrego. Na verdade a porca é cilíndrica e precisa de um "magazine" para transformá-la no formato de encaixe da chave-de-rodas, portanto apenas com a chave-de-rodas não é possível retirar o estepe). Esse episódio ainda me deixa perplexo, pois em dois anos eu nunca tive um problema parecido em São Paulo todas as vezes que estacionei na rua. Incrível.
O pessoal da oficina do Dimas soldou um novo parafuso no suporte e resolveu o problema. Tive que comprar uma porca nova.
Quero fazer o trajeto de novo, mas desta vez pretendo ir por Bom Jesus dos Perdões, Piracaia, Joanópolis, Monteiro Lobato, Sapucaí Mirim, São Bento do Sapucaí, Piranguçu, emendando em Itajubá. Vai ser Legal!!