Tuesday, December 23, 2008

O significado do Natal

Era um incêndio. Um prédio estava em chamas. As pessoas que puderam sair assistiam da calçada o fogo que consumia tudo. Uma mãe desesperada gritava - Salvem o meu filho! Ele está preso em seu quarto, lá em cima!! Mas os bombeiros tinham dificuldade em se aproximar e a escada não alcançava a janela. O jeito era descer pelo prédio ao lado. As chamas eram muito altas, o calor era tremendo. Ninguém acreditava que alguém pudesse sobreviver ao incêndio. De repente um bombeiro entra pela janela do apartamento onde o menino estava preso. Pelo prédio ao lado o bombeiro mirou a janela e atravessou a vidraça, quebrando tudo, protegido por sua roupa anti-fogo. A fumaça era muito forte, quase não conseguia ver nada. Foi rastejando e encontrou a criança desmaiada na cozinha, embaixo da mesa. Envolveu-a com um cobertor anti-fogo, passou pelas chamas e deixou o apartamento pela janela por onde havia entrado. Seus companheiros que esperavam no prédio ao lado puderam puxar os dois pela corda e levá-los para a segurança. A criança foi medicada e sobreviveu. Nossas vidas são como aquela criança num edifício em chamas. O destino dela era morrer queimada, não fosse o bombeiro aparecer e sálva-la. Nós também estávamos condenados a morrer para sempre, mas Jesus entrou em nossas vidas e nos salvou. Não precisamos mais morrer no incêndio. Jesus tem uma vida de amor para nos dar, basta pedir a ele. Nessa época de presentes, aceite o melhor presente que você poderia ganhar: uma vida nova com Jesus. Deixe que ele mude a sua vida assim como mudou a minha. Basta que você diga com o seu coração - Jesus, eu quero que o senhor entre em minha vida. Feliz Natal!

Saturday, December 20, 2008

Parque do Itatiaia




No fim-de-semana passado resolvi fazer uma pequena viagem-aventura para o Parque nacional do Itatiaia, desta vez por uma rota diferente. Partindo de Jundiaí rumo ao sul de Minas Gerais, até São Lourenço e Itamonte. A partir daí, até o parque nacional.
Calculei a rota pelo Googlemaps e saí no Sábado 13/11/08 às 5AM.
Fui por Várzea Paulista até perto de Atibaia, rumo a Cambuí pela Rodovia Fernão Dias.
Em Cambuí, eu parei numa padaria no centro para um pão com manteiga e café. Lá obtive mais informações sobre caminhos alternativos e resolvi mudar a rota para passar por Gonçalves. Era uma estradinha de Cambuí até Gonçalves, passando por morros e mais morros, estrada de terra, com uma vista muito bonita do ponto mais alto olhando de volta para Cambuí. A parte de CAmbuí até Gonçalves não aparece no Google, mas eu peguei a estrada para Córrego do Bom Jesus, com placas para Gonçalves, seguindo pelo asfalto. Um pouco mais a frente, quando acaba o asfalto, há uma bifurcação em terra: a via da direita é a que devemos pegar e começar a subida do morro.

Continuando a descida, do outro lado, passei pelo Distrito dos Costas e alcancei Gonçalvez. Lá, parei de novo para fotos e um café. Havia também umas lojinhas de artesanato para visitar.
Segui para Maria da Fé, Cristina e Paraisópolis, passando por Itajubá, subindo até São Lourenço onde parei para almoçar.
De São Lourenço segui para Itamonte e finalmente para o Parque Nacional do Itatiaia.
Infelizmente cheguei ao parque após as 14:30 e já não era permitida a entrada. Mesmo assim foi ótimo ter subido aquela estradinha desde a garganta do Registro até a guarita do parque. Estava nublado e com garoa. A estrada de pedra estava muito ruim, mas a Discovery mostrou para quê foi criada, subiu tranquila, na reduzida, devagar em alguns trechos, sem problemas.
Voltando do parque parei para um café no Alsene e tive a triste surpresa de ver o Alsene mudado para pior, caído mesmo, feio. Resolvi descer para a Pousada dos Lobos onde encontrei o contrário. Uma pousada linda, mudada para melhor, com a Dna Olímpia super prestativa e também seu filho Luiz Cláudio e Míriam muito educados e gentis. A pousada tem chalés novos e super aconchegantes; a área verde está linda e tem a sauna também. O jantar, incluído na diária, foi Truta, deliciosa.
Conheci o casal Paulo e Helena, os outros únicos hópedes da Pousada. Conhecem muito sobre a região e principalmente sobre o parque, sendo frequentadores do local desde a década de 70. Conversamos muito sobre escaladas famosas e alpinistas brasileiros e estrangeiros. Eles conhecem muito do assunto, muito mesmo. Foram uma companhia incrível e muito agradável.
A noite foi super tranquila e o café-da-manhã muito gostoso por conta também dos pães de queijo da Dona Olímpia.
Despedi-me de Paulo e Helena e rumei para São Paulo, desta vez pela Dutra e D. Pedro. Mas antes passei por Itatiaia para deixar o Luiz Cláudio e Míriam. Quando fechei a porta do porta-malas da Discovery, após retirar a bagagem do Luiz Cláudio, a tampinha da porca do estepe caiu no chão com o bater da porta, foi aí que notei que um dos três parafusos que sustentam o estepe estava faltando! Não podia ser por causa das estradas de terra que eu peguei. Deduzi que haviam tentado roubar a roda estepe durante a noite! Lá na pousada! "Como pode??" pensei. A quase dois mil metros de altura, num lugar sem iluminação, de difícil acesso, longe de tudo. Mas foi isso o que aconteceu. Não bastasse a tentativa, o gatuno quebrou o parafuso do suporte tentando tirar a porca. Depois notou que a próxima porca tinha um segredo (a Land Rover põe a terceira porca do estepe, e uma por roda, com um segrego. Na verdade a porca é cilíndrica e precisa de um "magazine" para transformá-la no formato de encaixe da chave-de-rodas, portanto apenas com a chave-de-rodas não é possível retirar o estepe). Esse episódio ainda me deixa perplexo, pois em dois anos eu nunca tive um problema parecido em São Paulo todas as vezes que estacionei na rua. Incrível.
O pessoal da oficina do Dimas soldou um novo parafuso no suporte e resolveu o problema. Tive que comprar uma porca nova.
Quero fazer o trajeto de novo, mas desta vez pretendo ir por Bom Jesus dos Perdões, Piracaia, Joanópolis, Monteiro Lobato, Sapucaí Mirim, São Bento do Sapucaí, Piranguçu, emendando em Itajubá. Vai ser Legal!!

Discovery na Oficina



Na semana passada eu levei a minha Land Rover Discovery 2001, v8 para fazer uns reparos numa oficina de funilaria. Aproveitei e também refiz o teto num tapeceiro indicado pela Oficina do Dimas, onde já havia anteriormente levado minha Disco 1997 para fazer um reparo perto do reservatório do fluido de freio (esse fluido é muito corrosivo e se respinga na pintura causa corrosão e descolamentos). A Disco 97 já tinha ficado boa e agora, finalmente, havia chegado a vez da Disco 2001.
Desde que comprei esse carro em 2007 eu ficava incomodado com uns risquinhos da pintura e no pára-choques, mas fui deixando para outra ocasião o conserto. Agra era a hora.
Confesso que ficquei com um certo receio de mexer nisso e piorar ao invés de melhorar como havia acontecido com várias partes do meu Fusca 1975. Mas o resultado foi ótimo! Muito caro, mas ótimo! Parece nova.
O que me preocupava no teto era a remontagem. Medo de que alguma pecinha se quebrasse e que o tapeceiro omitisse.
Para ter um pouco mais de segurança eu fui até a oficina de tapeçaria, conheci os sujeitos e tirei umas fotos do carro. Olhando aquilo paracia que nunca mais tudo voltaria ao normal. Que frio na barriga. Mas também ficou ótimo. A cor do novo teto combina bem com o resto do estofamento. Por causa da medida do tecido disponível (eu até já tinha ouvido falar nisso), não foi possível fazer o comprimento todo do teto sem deixar uma costura aparente. Mais ou menos no meio do comprimento do teto ficou uma costura entre a parte da frente e a de trás. Apesar disso o aspecto novo compensa a costuma. Bem melhor assim do que a situação anterior. Além disso foi muito mais barato do que trocar o teto inteiro por um de fábrica, opção disponível na concessionária Land Rover.
Aqui vão umas fotos da tapeçaria e da funilaria. As fotos "depois de pronto" ficam para o próximo posting.

Sunday, November 16, 2008

The Big Bang

I have always been fascinated by the Theory of the Big Bang. As a physicist in the university, nothing was more interesting than cosmology. I wanted to know all there was to know about our universe.
At that time I was not a real christian. I believed in god (as far as I can remember) but I did not really know the extent of what Christ did for us, so I guess it is fair to say I was not a true christian.
Science was all I cared about. I used to go to the Nuclear Physics Lab around 9PM on Fridays, when everybody was going home, and sit down at the computer room, alone, just to be amongst the computers, in peace, having ideas and typing on the terminal of a Microvax, until the morning. No one would bother me there.
I would never accept at that time that the world was really created by god. It was something I could not explain and I would think of the Genesis of the Bible only as a story told to illustrate the creation.
I could not be more wrong.
Yes, I believed in the Theory of the Big Bang, it makes sense to me, specially after the discovery of the Cosmic Background Radiation, and its confirmation. And I can say I still love cosmology.
It only makes me more in love with god and his creation; when I think there is a god so powerful that can make things happen through such complicated ways, yet beautiful ways, such as the concentration of all matter in one infinitesimal point, one singularity alone...In the moment it "exploded" and matter was created and the inflation period and everything that follows. It gives me again that feeling of "how small we all are", how far we humans are of having the power that god has. At the same time, how infinite he is, how powerful and beautiful he is.
God chose to create the universe, everything we see, everything there is, through a succession of events. He didn't give us all the mathematical equations in the bible for us to go out there and simply verify them against scientific data. But he gave us the capacity to search, deduce, and learn from nature, physics and mathematics, how it all happen.
God, through his holy spirit, inspire the minds of all these scientists and researchers to come up with theories about the way god himself chose to do things. In the same way he inspired other scientists to discover the cure to many diseases, writers to write fine stories, philosophers to create moral systems, he also inspired scientist to formulate theories.
I remember when first learning about Kepler and his laws the teacher would laugh when mentioning they thought that behind the laws there where angels moving the celestial bodies in space. I laughed with him also, not knowing that indeed god is behind the motion of the celestial bodies. He permits that the physical world presents itself the way we see it. Therefore he permits the laws of physics to "rule" the motion of the celestial bodies.
You could have the most beautiful theory about the creation or about anything you want for that matter, but it would never answer the most fundamental question: why? Why it had to be that way? We can only know so much. We can only find out things up to a point. Theories can only show us how things happen and how they happened, but not why they happen. No theory of science could ever tell us why the universe was created or why at t=0 there was a singularity and it evolved to what we see today. I'm not even sure science can tell us why the singularity just didn't stay like that forever.
I'm not bothered with our lack of explanation to both the ultimate questions of science nor to the questions of christianity. I know that there are things we will never be able to know, because if we did we would be like god, infinite, and we can never be like that. We are finite creatures, eager to understand everything we can about our world and our existence, but we will never be like god. There is only one god, the creator that created everything but has existed forever without being created himself. Who can explain that? Who will ever be able to explain why there is a god?
I don't think anyone will ever be, but I see the creation of god everywhere; I see the hand of god in everything, I believe he created everything, Big Bang or no Big Bang; and all I see can only make me even more amazed before this great and infinite god.

Tuesday, June 10, 2008

Enterprise 2.0??

It is really incredible what is happening in this world today. Social Networking is becoming (has become I should say) the way people build connections and it is impacting the way we live!
Everyone is connected. Everyone sees everything. It is the time for the "everies".

Can you stand going somewhere and not having an Internet connection? This is the effect of the technology in the world we live today along with the changes that this technologies have already provided. Every device is connected and you can be permanently connected if you want to.

The next big thing I was thinking to create is a way to record your entire life: a personal recorder. This would record in video everything you do. From your point of view, but more importantly from other people's perspective; a camera pointing to you all the time. Not only you will document your entire life but also see how you react or behave everyday. I need to start this project. Wouldn't it be really cool?